37-3 | A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL | Autores: | Andrea Moreira Arrué (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Eliane Tatsch Neves (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Fernanda Luisa Buboltz (HUSM - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA) |
Resumo Nas últimas décadas, o interesse pelo desenvolvimento integral da criança tem crescido em todo o mundo como resultado do aumento constante da sobrevivência infantil e do reconhecimento de que a prevenção de problemas ou de patologias nesse período exerce efeitos duradouros na constituição do ser humano. O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social. Neste sentido compreende-se que, entre outras ações, é preciso planejar e organizar cuidados que preservem e promovam o desenvolvimento saudável das crianças. Objetiva-se desenvolver ações de educação em saúde com familiares/cuidadores e profissionais de saúde com enfoque na promoção do desenvolvimento infantil. As atividades serão desenvolvidas no período de março a junho de 2010, durante o Estágio Supervisionado de Enfermagem II, junto ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e Pronto-Socorro Pediátrico de um Hospital Escola, ambos sediados no interior do estado do Rio Grande do Sul. Como estratégia educacional será desenvolvido o método criativo sensível, transportado da pesquisa para o ensino. As dinâmicas de criatividade e sensibilidade incluirão recorte, colagem, modelagem, composição de histórias, uso de fantoche e jogos educativos na promoção do desenvolvimento infantil por meio da educação em saúde. Espera-se oportunizar espaços de troca de conhecimentos e experiências, onde familiares/cuidadores e crianças possam construir seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil de forma participatória com vistas ao empoderamento dessa população, almejando a promoção da saúde da criança. Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SAÚDE DA CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO INFANTIL |