9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:36-1



36-1Desenvolvimento de uma ferramenta para Vigilância em Saúde (VS) na Unidade de Saúde Barão de Bagé, Serviço de Saúde Comunitária (SSC) – Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
Autores:Maria Luísa de Oliveira Gregoletto (GHC/SSC - Grupo Hospitalar Conceição - Serviço de Saúde Comunitária) ; Caren Serra Bavaresco (GHC/SSC - Grupo Hospitalar Conceição - Serviço de Saúde Comunitária) ; Camila Henn (GHC/SSC - Grupo Hospitalar Conceição - Serviço de Saúde Comunitária) ; Lena Azeredo de Lima (GHC/SSC - Grupo Hospitalar Conceição - Serviço de Saúde Comunitária) ; Bruna Schwanck Dutra (GHC/SSC - Grupo Hospitalar Conceição - Serviço de Saúde Comunitária)

Resumo

Caracterização do problema: A VS é proposta como instrumento para a transformação dos determinantes de saúde e doença. O trabalho interdisciplinar é um pressuposto orientador para a reorganização do processo de trabalho com vista a mudanças nas formas de agir sobre os fatores que interferem no processo saúde-doença. Deste modo, o Programa da Criança (PC) é uma ação de vigilância, a qual visa avaliar a atenção à saúde das crianças, sendo um dos seus indicadores a cobertura do número de consultas no primeiro ano de vida. Descrição da experiência: Na Unidade de Saúde Barão de Bagé (USBB), situada em Porto Alegre, o PC é coordenado por profissionais de diferentes núcleos. Com o objetivo de obter um olhar mais vigilante foi desenvolvida uma planilha no software Excel®. A ferramenta é dividida em pastas por idade, contendo em cada pasta a data da próxima consulta de puericultura, nome da criança, nome da mãe, data de nascimento, idade da próxima consulta, médico de referência, endereço, agente de saúde responsável pela micro-área e telefone para contato. Assim, os coordenadores selecionam as crianças aprazadas para serem agendadas na próxima semana, cada uma com seu profissional de referência. Os boletins de atendimento (BA) gerados por motivo de puericultura são destinados a um compartimento separado dos demais, com o intuito dos coordenadores atualizarem na planilha de vigilância o atendimento e aprazarem a criança para sua próxima consulta. Quando se insere uma nova data no campo ‘próxima consulta’, automaticamente a idade do próximo atendimento é atualizada, facilitando aos coordenadores na vigilância do programa. A criança que falta à consulta é identificada no BA como ‘ausente’ com objetivo de se fazer uma busca ativa da criança faltosa. Efeitos alcançados: A articulação entre as ações e a interação entre os profissionais é efetivo à configuração do trabalho em equipe. Essa maneira de produzir saúde é considerada como uma estratégia fundamental no cuidado, uma vez que surge como um meio de transformar a produção e a distribuição dos serviços de assistência à população com vistas à reorganização das práticas de saúde. O acompanhamento das crianças no primeiro ano de vida pela equipe de saúde demonstra-se imprescindível, visto que 31% no SSC são de alto-risco. Deste modo, a ferramenta permitiu um olhar vigilante, ao mesmo tempo amplo e diferenciado em relação à saúde da criança. Recomendações: Sugere-se incluir a atenção a saúde bucal e a cobertura vacinal.


Palavras-chave:  saúde da criança, interdisciplinaridade, vigilância em saúde