Poster (Painel)
32-3 | Ferramentas Utilizadas para a Promoção e Educação em Saúde com um Grupo de Hipertensos | Autores: | Naiana Oliveira dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Carla Cibele Silveia da Costa (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Fabiani Weiss Pereira (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Marieli Barcelos Ramires (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Raquel Einlofft Kleinubing (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Bruno Krüger Ramos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Beatriz Franchini (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) |
Resumo Os acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa na prática da disciplina de Saúde Coletiva III, coordenaram quatro encontros com um grupo de Hipertensos em uma Unidade Básica de Saúde no município Uruguaiana. Encontrou-se um grupo de Hipertensos que realizavam encontros semanais coordenados por uma Agente Comunitária de Saúde. Nos primeiros encontros, constatou-se que o número de participantes do grupo era pequeno e desmotivado. Outros problemas observados foram linguagem inacessível utilizada pela coordenadora, falta de integração e monotonia. A partir disso, foram planejadas atividades que atendessem as necessidades dos usuários, adequados a sua linguagem, ao seu meio social, enfocando a doença, hábitos saudáveis e qualidade de vida. Muitos dos usuários eram analfabetos, de baixa renda, tinham problemáticas familiares, e necessitavam de um momento de escuta, lazer e troca. A partir destas observações foram estruturados encontros onde realizavam-se exercícios de alongamento, dinâmicas grupais e uma mensagem reflexiva para finalização. Foi levada em consideração a realidade do analfabetismo utilizando-se de pouco material escrito e mais figurativo, introduziram-se também dinâmicas, utilizando-se estratégias lúdicas proporcionando momentos de diversão, descontração e aprendizagem. No término das atividades realizadas com o grupo de Hipertensos, os acadêmicos observaram mudanças positivas, na qual destacou-se o aumento no número dos componentes devido as atividades realizadas, o respeito aos limites e a busca pela qualidade de vida. Observou-se também, uma grande gratificação por parte do grupo. Outro fator importante foi aprendizagem mútua, comprovando que pode-se promover Educação em Saúde em grupalidade. Sugere-se a importância do trabalho contínuo com este grupo de hipertensos, onde se tem a possibilidade de realizar dinâmicas grupais para promover Educação em Saúde e também é um espaço favorecido para o esclarecimento de dúvidas, proporcionando um ambiente acolhedor de informação e descontração. Palavras-chave: Educação em Saúde, Promoção, Hipertensos |