<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:32-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">32-3</td><td><b>Ferramentas Utilizadas para a Promoo e Educao em Sade com um Grupo de Hipertensos</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Naiana Oliveira dos Santos </u> (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Carla Cibele Silveia da Costa (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Fabiani Weiss Pereira (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Marieli Barcelos Ramires (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Raquel Einlofft Kleinubing (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Bruno Krger Ramos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Beatriz Franchini (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Os acadmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa na prtica da disciplina de Sade Coletiva III, coordenaram quatro encontros com um grupo de Hipertensos em uma Unidade Bsica de Sade no municpio Uruguaiana. Encontrou-se um grupo de Hipertensos que realizavam encontros semanais coordenados por uma Agente Comunitria de Sade. Nos primeiros encontros, constatou-se que o nmero de participantes do grupo era pequeno e desmotivado. Outros problemas observados foram linguagem inacessvel utilizada pela coordenadora, falta de integrao e monotonia. A partir disso, foram planejadas atividades que atendessem as necessidades dos usurios, adequados a sua linguagem, ao seu meio social, enfocando a doena, hbitos saudveis e qualidade de vida. Muitos dos usurios eram analfabetos, de baixa renda, tinham problemticas familiares, e necessitavam de um momento de escuta, lazer e troca. A partir destas observaes foram estruturados encontros onde realizavam-se exerccios de alongamento, dinmicas grupais e uma mensagem reflexiva para finalizao. Foi levada em considerao a realidade do analfabetismo utilizando-se de pouco material escrito e mais figurativo, introduziram-se tambm dinmicas, utilizando-se estratgias ldicas proporcionando momentos de diverso, descontrao e aprendizagem. No trmino das atividades realizadas com o grupo de Hipertensos, os acadmicos observaram mudanas positivas, na qual destacou-se o aumento no nmero dos componentes devido as atividades realizadas, o respeito aos limites e a busca pela qualidade de vida. Observou-se tambm, uma grande gratificao por parte do grupo. Outro fator importante foi aprendizagem mtua, comprovando que pode-se promover Educao em Sade em grupalidade. Sugere-se a importncia do trabalho contnuo com este grupo de hipertensos, onde se tem a possibilidade de realizar dinmicas grupais para promover Educao em Sade e tambm um espao favorecido para o esclarecimento de dvidas, proporcionando um ambiente acolhedor de informao e descontrao.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Promoo, Hipertensos</td></tr></table></tr></td></table></body></html>