<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:32-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">32-1</td><td><b>Sala de Espera: uma ferramenta na construo da integralidade em sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Naiana Oliveira dos Santos </u> (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Vilma Constancia Fioravante dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Maiana Pinheiro dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Adriana Roese (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Pensando no tempo de espera que os usurios de uma Estratgia da Sade da Famlia (ESF), de um Municpio do interior do RS, aguardam para serem atendidos, props-se a atividade de Sala de Espera (SE). Esta pode ser uma ferramenta utilizada pelo profissional para a promover educao em sade, acolhimento, formao de vnculos e escuta ativa. Neste sentido, um dos recursos utilizados em Sade Coletiva para qualificar o atendimento prestado na Ateno Bsica e alcanar a integralidade em sade. Este estudo consiste num relato de experincia vivenciado por Acadmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa em uma ESF, no contexto de uma atividade curricular da disciplina de Sade Coletiva. As SE foram construdas a partir de temas relevantes para a populao-alvo, sendo discutidas junto aos profissionais de sade da ESF e, ao final de cada atividade, os prprios usurios propunham novas temticas de interesse. Dessa forma, observou-se a importncia de se aliar o conhecimento terico trazido pelas acadmicas com o saber popular. Essa atividade propiciou, s acadmicas, vrias experincias produtivas, pois, por meio dela, foi possvel desenvolver aes que proporcionassem a promoo de sade e a aproximao com a realidade deste usurio. Alm de auxiliar na construo, junto equipe da ESF, de um olhar sobre a importncia da integralidade e da insero das tecnologias leves no cotidiano do servio de sade. Tambm, desenvolveu no acadmico a conscincia do trabalho num espao em movimento constante e, por vezes, conturbado. Nesse sentido, o trabalho realizado na SE foi uma ferramenta em que as acadmicas puderam utilizar o tempo de espera das consultas para promover a educao em sade e articular novas propostas de humanizao Ateno Bsica. Observou-se que a SE revela-se como um espao de discusso para a estratgia educativa, onde os profissionais da sade podem dedicar uma pequena parte de seu tempo para promover uma aproximao com a populao que busca o servio. A experincia proporcionou, s acadmicas, a comunicao e a interao com o usurio, alm do desenvolvimento de uma prtica educativa diferente das tradicionalmente abordadas pelos servios de sade. Acredita-se que a busca pela integralidade em sade ser alcanada no momento em que o profissional de sade a entender como uma necessidade. O uso de abordagens que aproximam esse profissional da populao, colocam-se como estratgias na construo de um novo modelo de sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Sade Coletiva, Sala de Espera</td></tr></table></tr></td></table></body></html>