9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:28-1



28-1Cidadania e Qualidade dos Serviços: com a voz os usuários da Atenção Básica do Município de Fortaleza/Ceará
Autores:Carlos André Moura Arruda (SMS FORTALEZA/CEARÁ - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza) ; Maria Lúcia Magalhães Bosi (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

Inscreve-se no campo da investigação acerca da qualidade dos serviços e programas de saúde, tendo como foco a satisfação do usuário, concebida como componente da avaliação da qualidade e, em si, resultado da assistência à saúde. A abordagem adotada foi a qualitativa. Objetivou compreender a satisfação dos usuários da Atenção Básica do Município de Fortaleza/CE acerca da qualidade da assistência à saúde relacionada às dimensões integralidade e humanização no cuidado. O estudo foi realizado no Município de Fortaleza, Ceará, o qual possui 88 Centros de Saúde da Família (CSF). Em cada CSF, se selecionaram usuários com base em critérios que possibilitassem acúmulo subjetivo relativo ao objeto de estudo. A amostra foi do tipo teórico, sendo seu tamanho definido com base no principio de saturação teórica. Dessa forma, contou-se com 43 usuários para a realização das entrevistas. Se conjugaram distintas técnicas, sendo as principais as entrevistas não diretivas e observação sistemática. Depois de transcritas, o material discursivo foi processado e submetido à análise interpretativa com base no referencial hermenêutico. O material discursivo possibilitou a constituição da rede interpretativa, sendo esta: A) experiências de satisfação dos usuários; B) experiências de insatisfação; e C) a qualidade dos serviços na óptica do usuário. Dentre os resultados, destacam-se: a satisfação referente à expansão da cobertura dos serviços, resultando na melhoria do acesso e estrutura, ainda que persistam problemas estruturais. Os usuários demonstraram insatisfação no tocante à falta de especialistas, barreiras de acesso a especialidades e de integração entre unidades e demora na entrega de exames especializados. A relação com as unidades e com os profissionais é um aspecto que transita entre a satisfação e a insatisfação, polarizando-se entre o acolhimento e a escuta, mas revelando experiências de falta de privacidade, barreiras de comunicação e desatenção às demandas. Com efeito, os usuários sugerem melhorias no tocante à organização dos serviços de saúde, no relacionamento profissional da saúde/usuário. Esta investigação reafirma a importância de aferir a satisfação dos usuários como meio de aportar informações sobre mediações simbólicas envolvidas na produção do cuidado, ampliando, assim, a capacidade de tomada de decisão dos gestores, visando à formulação e implantação de políticas e programas voltados à consolidação do SUS e comprometidos com o seu ideário.


Palavras-chave:  Satisfação do usuário, Atenção Primária à Saúde, Avaliação da Qualidade