<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:26-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">26-3</td><td><b>Contribuio do  Estgio de vivncia no SUS Campinas  SP na formao do profissional da sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Rafaela Reiche Andr </u> (PUC-CAMPINAS - Pntifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Alide Ladeia Guimares (CETS - Centro de Educao dos Trabalhadores de Sade) ; Carolina Garcia Bonotto (PUC-CAMPINAS - Pntifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Iara Monteiro Smeke de Miranda (PUC-CAMPINAS - Pntifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Lara de Sousa Blanes (PUC-CAMPINAS - Pntifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Mariana Colbachini Polo (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Renata Colbachini Polo (PUC-CAMPINAS - Pntifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Sabrina de Paula Almeida D angelo (PUC-CAMPINAS - Pntifcia Universidade Catlica de Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do problema: Apesar da realizao de estgios curriculares obrigatrios nos servios de sade, poucas so as oportunidades de um dilogo mais aprofundado com os gestores e trabalhadores a respeito do SUS. Descrio da experincia: O presente trabalho um relato de experincia vivenciada no  Estgio de vivncia no SUS Campinas - 2010 , proposto pelo Centro de Educao dos Trabalhadores da Sade (CETS) da Secretaria Municipal de Sade de Campinas-SP. Diante da necessidade de uma formao mais integral dos profissionais de sade, este estgio objetiva promover a integrao dos futuros profissionais realidade da organizao dos servios que compem o SUS, levando-se em considerao os aspectos de gesto do sistema, as estratgias de ateno, o controle social e os processos de educao na sade. Sob a orientao e organizao do CETS, durante duas semanas os estagirios tiveram a oportunidade de conhecer na prtica a realidade do SUS, atravs de visitas aos servios de diferentes nveis de ateno que constituem a rede de sade do municpio, alm de participao em rodas de conversa. O estgio contou com 48 participantes, que foram subdivididos de acordo com os cinco Distritos de Sade de Campinas. As rodas de conversa foram coordenadas por profissionais com experincia no tema, como: resgate histrico do SUS; atuao das profisses no SUS; Vigilncia em Sade; Sade Mental; financiamento do SUS; Urgncia e Emergncia; ato mdico; Ateno Hospitalar. Alm de uma reunio do Conselho Municipal de Sade. Efeitos alcanados: Este estgio possibilitou uma ampliao da compreenso da realidade cotidiana do SUS, tanto sob a tica dos usurios quanto dos funcionrios. No entanto, foi possvel compartilhar com mais nfase as experincias e observaes dos profissionais que trabalham nos servios, e, em especial, dos gestores. As rodas de conversa, e a reunio do Conselho Municipal de Sade, alm de serem fundamentais para conhecimentos gerais e especficos acerca do SUS, estimularam um olhar crtico diferenciado, comparado graduao, sobre os avanos e desafios enfrentados por cada profisso, os quais no so enfatizados pelas Instituies de Ensino. Recomendaes: Conclui-se que estgios como este so de fundamental relevncia para a formao dos graduandos da sade, desenvolvendo profissionais no SUS para o SUS, que integraro o mesmo e contribuiro para a manuteno e melhoria de um sistema de sade democrtico, universal e de qualidade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Relaes Interprofissionais, Sistema nico de Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>