9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:24-2



24-2UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE CONSULTA DE ENFERMAGEM
Autores:Raquel Pötter Garcia (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Bruna Sodré Simon (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Stefanie Griebeler Oliveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Maria Denise Schimith (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Maria de Loudes Denardin Budó (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A consulta de enfermagem busca a identificação das necessidades dos indivíduos por meio da coleta de dados e exame físico. Nela ainda são prescritas e implementadas medidas que contribuem para a prevenção, promoção e recuperação da saúde. Neste contexto, a educação em saúde, destaca-se como um recurso no qual o conhecimento científico atinge a vida cotidiana das pessoas e promove a compreensão da realidade dos indivíduos. Assim, este trabalho busca relatar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) frente a realização de consultas de enfermagem com usuários de uma Estratégia de Saúde da Família. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A partir do quarto semestre da graduação os acadêmicos passam a realizar consultas de enfermagem, as quais preconizam a escuta, o diálogo e a troca de saberes entre acadêmicos e usuários com a finalidade de promover a educação em saúde. As primeiras consultas realizam-se com a condução dos professores e ocorrem, principalmente, com pacientes hipertensos e diabéticos devido ao amplo critério educativo que se pode desenvolver perante estas doenças. Durante as consultas também são levantas questões referentes ao cotidiano dos indivíduos a fim de tornar as orientações mais adequadas com suas realidades. Além disso, elas permitem um contato precoce dos acadêmicos com o sistema de informações HIPERDIA, o qual facilita o acompanhamento dos usuários. EFEITOS ALCANÇADOS: As consultas proporcionam aos graduandos um contato direto com os usuários da unidade, estimulando assim o estabelecimento de vínculo e o auxílio na formação de profissionais mais capacitados para lidar com as questões comunitárias. Além disso, elas contribuem para a promoção de atividades educativas, as quais facilitam a compreensão do usuário frente seu modo de vida e a possibilidade do desenvolvimento de estratégias que vislumbrem sua integralidade. RECOMENDAÇÕES: Recomenda-se que sejam realizadas atividades de sala de espera na unidade de saúde abordando a temática das consultas de enfermagem, pois ainda visualiza-se preconceito por parte dos usuários devido a cultura do modelo biomédico. Dessa forma, acredita-se que se estará contribuindo para o crescimento da profissão e também para mudanças no modelo de saúde ainda fundamentado em práticas médicas.


Palavras-chave:  Enfermagem, Enfermagem em Saúde Comunitária, Educação em Saúde