23-1 | O MOVIMENTO E AS RELAÇÕES DE CUIDADO NO SUS: REFLEXÕES PRELIMINARES | Autores: | Andrezza C. Moretti (USP - Universidade de São Paulo) ; Yara Maria Carvalho (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo Atualmente, vigoram junto ao SUS inúmeros programas relacionados às práticas corporais/atividades físicas ministrados por profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc), por agentes comunitários e por voluntários que participam de cursos de formação direcionados à estas atividades.
Assim, neste doutorado, buscamos compreender os fatores que interferem na qualidade do atendimento prestado à população com o intuito de refletirmos sobre perspectivas de formação na área específica.
Partimos do pressuposto que a qualidade das intervenções de práticas corporais/atividades físicas não são determinadas pelas modalidades de vivências implementadas, mas proporcionadas pela forma de observar, reconhecer, experimentar e aprimorar, através de procedimentos didáticos, o movimento.
Para isto, implementaremos e avaliaremos uma proposta de intervenção direcionada aos profissionais que atuam com este serviço fundamentada na metodologia de ensino-aprendizagem do movimento desenvolvida por Rudolf Von Laban.
Levando em consideração que Laban é o referencial teórico que nos orienta e que para o autor, os movimentos corporais humanos são caracterizados por qualidades através dos quais o homem se expressa e se relaciona com o mundo apresentaremos reflexões preliminares sobre o potencial emancipador do movimento sob a ótica labaniana, a partir de uma revisão bibliográfica visto este ser um fator essencial para refletirmos sobre a reorientação dos processos de formação de profissionais voltados à atuação com práticas corporais/ atividades físicas em unidades de saúde junto ao SUS. De um lado a consciência, o aprendizado e o refinamento dos padrões de movimento permite um aprimoramento funcional. De outro, proporciona a emancipação do sujeito, na medida em que fortalece o conhecimento de si mesmo, aperfeiçoa a capacidade de expressão, integra e conecta experiências interiores e exteriores.
Palavras-chave: Formação, Práticas Corporais, Relações de Cuidado |