<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:23-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">23-1</td><td><b>O MOVIMENTO E AS RELAES DE CUIDADO NO SUS: REFLEXES PRELIMINARES</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Andrezza C. Moretti </u> (USP - Universidade de So Paulo) ; Yara Maria Carvalho (USP - Universidade de So Paulo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Atualmente, vigoram junto ao SUS inmeros programas relacionados s prticas corporais/atividades fsicas ministrados por profissionais de sade (enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc), por agentes comunitrios e por voluntrios que participam de cursos de formao direcionados estas atividades. Assim, neste doutorado, buscamos compreender os fatores que interferem na qualidade do atendimento prestado populao com o intuito de refletirmos sobre perspectivas de formao na rea especfica. Partimos do pressuposto que a qualidade das intervenes de prticas corporais/atividades fsicas no so determinadas pelas modalidades de vivncias implementadas, mas proporcionadas pela forma de observar, reconhecer, experimentar e aprimorar, atravs de procedimentos didticos, o movimento. Para isto, implementaremos e avaliaremos uma proposta de interveno direcionada aos profissionais que atuam com este servio fundamentada na metodologia de ensino-aprendizagem do movimento desenvolvida por Rudolf Von Laban. Levando em considerao que Laban o referencial terico que nos orienta e que para o autor, os movimentos corporais humanos so caracterizados por qualidades atravs dos quais o homem se expressa e se relaciona com o mundo apresentaremos reflexes preliminares sobre o potencial emancipador do movimento sob a tica labaniana, a partir de uma reviso bibliogrfica visto este ser um fator essencial para refletirmos sobre a reorientao dos processos de formao de profissionais voltados atuao com prticas corporais/ atividades fsicas em unidades de sade junto ao SUS. De um lado a conscincia, o aprendizado e o refinamento dos padres de movimento permite um aprimoramento funcional. De outro, proporciona a emancipao do sujeito, na medida em que fortalece o conhecimento de si mesmo, aperfeioa a capacidade de expresso, integra e conecta experincias interiores e exteriores. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao, Prticas Corporais, Relaes de Cuidado</td></tr></table></tr></td></table></body></html>