9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:21-1


Poster (Painel)
21-1A PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE A ATENÇÃO A SAUDE DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR
Autores:Marina Lemos Villardi (UNESP - Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Medicina-UNESP - Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Medicina-UNESP - Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Medicina-UNESP - Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Medicina-) ; Eliana Goldfarb Cyrino (UNESP - Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Medicina-UNESP - Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Medicina-UNESP - Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Medicina-UNESP - Universidade Estadual Paulista- Faculdade de Medicina-)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender a visão de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o atendimento às crianças em idade escolar na Estratégia da Saúde da Família (ESF). Trata-se de pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativa na qual foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas com ACS de ESF. A análise das entrevistas permitiu a percepção das seguintes categorias: ausência de atenção especifica ao escolar na ESF; falta de trabalho em equipe na atenção ao mesmo, e ausência de trabalho intersetorial. A análise das entrevistas permitiu observar a importância dada pelos os ACS ao seu próprio processo de escolarização e a este período de suas vidas como um marco para exercerem as suas profissões. Para os ACS, o profissional da ESF deve focalizar a criança inserida em seu meio social. Destacam a importância da questão familiar no atendimento aos escolares para compreenderem a saúde da criança a partir do modo como é vista pela família. Destacam a necessidade de articulação de saberes entre os profissionais, de modo a envolver diversas áreas na assistência a criança, visando a integralidade do cuidado. Os ACS estão sensibilizados para questões relativas a saúde do escolar e levam as mesmas para reuniões de equipe, não havendo, no entanto, retorno dos profissionais. Considera-se por este estudo a ausência de uma atenção especifica ao escolar na ESF na visão dos ACS e a percepção da necessidade de acolhimento a este grupo populacional com a compreensão de suas reais necessidades.


Palavras-chave:  Agentes Comunitario de Saude, Estratégia de Saúde da Familia, Saúde do Escolar