9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:18-3


Poster (Painel)
18-3PESQUISAS EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA: UMA BIBLIOMETRIA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES.
Autores:Isabel Cristina dos Santos Oliveira (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Sandra Greice Becker (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Juliana Costa (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Moysés Tosta (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Bernadete Erdtmann (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Gina Magnani (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Jussara Gue Martini (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Alacoque Lorenzini Erdmann (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo

Introdução: A partir da pesquisa: Redes de atenção a Saúde Mental na infância, contemplado pelo edital do PPSUS em Santa Catarina-SC, surgiu a necessidade de sistematizar a produção do conhecimento em Saúde Mental na infância. Objetivos: Fomentar discussões sobre a produção do conhecimento na atenção a saúde mental infanto-juvenil, bem como subsidiar pesquisadores que estudam a temática. Método: Estudo bibliométrico no banco de teses e dissertações da CAPES, até o período de fevereiro de 2010. Resultados: Com o descritor Saúde Mental na infância e adolescência, obteve-se 28 teses e dissertações e com o descritor saúde mental infanto- Juvenil 8; Doença mental na infância 37 e, saúde mental na infância 75 teses e dissertações, as quais foram analisadas de forma quantitativa e descritas sob as variáveis: autor, palavras-chaves, área do conhecimento, instituição, instituto ou departamento, agência financiadora, dependência administrativa. Conclusão: A importância dessa pesquisa é apresentar a atual configuração do desenvolvimento de teses no Brasil, cadastradas no banco de teses e dissertações da CAPES na área de saúde mental na infância.


Palavras-chave:  Saúde mental na infância, revisão/bibliometria, saúde da criança