9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:17-2


Poster (Painel)
17-2REPENSANDO A PRÁTICA DO PSICÓLOGO PROMOTOR DE SAÚDE NA ESCOLA
Autores:Gabriela da Cunha Gomes (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Simone Trindade da Cunha (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Ana Maria Fontenelle Catrib (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Maxmiria Holanda Batista (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Lídia Andrade Lourinho (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Virgínia Costa Lima Verde Leal (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA)

Resumo

A presente pesquisa em andamento versa sobre as práticas exercidas pelo Psicólogo promotor de saúde na escola. O estudo é inspirado nos princípios de Promoção da Saúde definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O referencial teórico-metodológico está embasado nos trabalhos de Contini (2000); Bock e Aguiar (1995), bem como nas atividades de pesquisa da Liga de Promoção da Saúde na Escola (LIPSE) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É necessário ressaltar que o objetivo da Liga é promover atividades educativas em saúde direcionadas à comunidade acadêmica e escolar, implementando projetos multidisciplinares visando ao desenvolvimento integral dos envolvidos e estimular a formação de sujeitos ativos na construção de ambientes educacionais saudáveis. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar as práticas exercidas pelo psicólogo promotor de saúde na escola à luz dos princípios da OMS. O psicólogo é um profissional que exerce uma atividade humana e transformadora que se efetiva na prática social, por isso é necessário integrar na sua prática os princípios de promoção da saúde (OMS), quais sejam: concepção holística, intersetorialidade, empoderamento, participação social, eqüidade, ações multi-estratégicas e sustentabilidade. Para tanto, este profissional deve mobilizar recursos e habilidades de natureza cognitiva e afetiva a fim de viabilizar cada princípio na sua particularidade de modo a efetivá-los na ação educativa desenvolvida pela escola. Concluíu-se que a escola é um campo de excelência para a promoção da saúde e que o profissional de psicologia tem um importante papel a desempenhar no projeto educativo da instituição escolar. Para tanto, se faz necessário superar práticas desarticuladas da visão contemporânea de saúde e doença. Nestas circunstâncias, a escola deve acolher e participar efetivamente da implementação de projetos que promovam a saúde numa concepção holística, viabilizando o engajamento ativo dos cidadãos.


Palavras-chave:  Educação, Promoção da Saúde, Psicologia