<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:17-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">17-2</td><td><b>REPENSANDO A PRTICA DO PSICLOGO PROMOTOR DE SADE NA ESCOLA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Gabriela da Cunha Gomes </u> (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Simone Trindade da Cunha (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Ana Maria Fontenelle Catrib (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Maxmiria Holanda Batista (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Ldia Andrade Lourinho (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) ; Virgnia Costa Lima Verde Leal (UNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZAUNIFOR - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A presente pesquisa em andamento versa sobre as prticas exercidas pelo Psiclogo promotor de sade na escola. O estudo inspirado nos princpios de Promoo da Sade definidos pela Organizao Mundial de Sade (OMS). O referencial terico-metodolgico est embasado nos trabalhos de Contini (2000); Bock e Aguiar (1995), bem como nas atividades de pesquisa da Liga de Promoo da Sade na Escola (LIPSE) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). necessrio ressaltar que o objetivo da Liga promover atividades educativas em sade direcionadas comunidade acadmica e escolar, implementando projetos multidisciplinares visando ao desenvolvimento integral dos envolvidos e estimular a formao de sujeitos ativos na construo de ambientes educacionais saudveis. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa analisar as prticas exercidas pelo psiclogo promotor de sade na escola luz dos princpios da OMS. O psiclogo um profissional que exerce uma atividade humana e transformadora que se efetiva na prtica social, por isso necessrio integrar na sua prtica os princpios de promoo da sade (OMS), quais sejam: concepo holstica, intersetorialidade, empoderamento, participao social, eqidade, aes multi-estratgicas e sustentabilidade. Para tanto, este profissional deve mobilizar recursos e habilidades de natureza cognitiva e afetiva a fim de viabilizar cada princpio na sua particularidade de modo a efetiv-los na ao educativa desenvolvida pela escola. Concluu-se que a escola um campo de excelncia para a promoo da sade e que o profissional de psicologia tem um importante papel a desempenhar no projeto educativo da instituio escolar. Para tanto, se faz necessrio superar prticas desarticuladas da viso contempornea de sade e doena. Nestas circunstncias, a escola deve acolher e participar efetivamente da implementao de projetos que promovam a sade numa concepo holstica, viabilizando o engajamento ativo dos cidados. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao, Promoo da Sade, Psicologia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>