16-1 | Fonoaudiólogo:Um ator social em cena? | Autores: | Daniela Dias de Souza (IPA - Centro Universitárrio Metodista do Sul) ; Fabiana de Oliveira (IPA - Centro Universitárrio Metodista do Sul) |
Resumo Introdução: O presente estudo é fruto de um trabalho de conclusão de graduação em Fonoaudiologia e consistiu-se numa pesquisa, realizada junto a fonoaudiólogos atuantes no estado do Rio Grande do Sul, acerca de sua participação, nas políticas publicas de controle social.
Objetivo: Investigar a atuação do fonoaudiólogo enquanto ator social, através de sua representação/participação nos Conselhos Municipais de saúde e/ou outras instâncias de controle social e verificar junto aos profissionais, participantes ou não do controle social, como percebem a importância desta representação e os possíveis benefícios da mesma para a Fonoaudiologia e população em geral.
Métodos: Pesquisa de caráter observacional transversal, de delineamento qualitativo e quantitativo, com 38 fonoaudiólogos participantes, atuantes no estado do Rio Grande do Sul, que responderam a um questionário semi estruturado.
Resultados: A amostra foi composta por 38 profissionais, a maioria do sexo feminino, com prevalência de faixa etária entre 20 e 40 anos, sendo a maior parte com tempo de formação de 1 a 5 anos (13 profissionais). Do total 26 profissionais atuam na região metropolitana do estado, os demais dividiram-se nas outras seis macro regiões. Os dados evidenciaram que 20 profissionais não possuem vinculo com serviços públicos. Com relação a participação em instâncias de controle social 10 fonoaudiólogos participam ou participaram em conselhos municipais de saúde e 5 já participaram de algum outro tipo de instancia de controle social. Em relação a visão dos fonoaudiólogos sobre a importância e benefícios da participação nas instancias de controle social, os principais conteúdos que apareceram foram a importância do fonoaudiólogo na promoção/prevenção em saúde, na participação das políticas publicas e/ou de gestão; divulgação, valorização e ou reconhecimento da profissão junto a sociedade; aumentar o acesso da população a Fonoaudiologia. Algumas respostas referiram a importância, mas não justificaram.
Conclusão: Percebe-se que a participação do fonoaudiólogo no controle social ainda é muito tímida, visto que a grande quantidade de “atores” não estão em “cena” e que a visão sobre a participação do profissional necessita ampliar-se no sentido da melhoria das condições de saúde da população. Palavras-chave: Controle Social, Fonoaudiologia, Sistema Único de Saúde |