<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:14-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">14-3</td><td><b>Desafios para a Educao em Sade em um Grupo HiperDia: Realidade Social e Participao Acadmica</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Vilma Constancia Fioravante dos Santos </u> (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Aline Basso da Silva (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Camila Gallareta Rolo (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Maiana Pinheiro dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Naiana Oliveira dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Beatriz Franchini (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Trata-se de um relato de experincia realizado a partir de prticas desenvolvidas na disciplina de Sade Coletiva do curso de Enfermagem da UNIPAMPA num PSF do Municpio Uruguaiana/RS. Entre as atividades propostas para ampliar a ateno em sade foi a reestruturao do grupo HIPERDIA do servio, utilizando-se das aes promovidas pelos acadmicos. A experincia tornou-se possvel atravs dos encontros semanais com durao de 1h e 30 min com os participantes do grupo Hiperdia. Os assuntos abordados nos encontros eram sugeridos pelos participantes e discutidos juntamente com os acadmicos, que aps as atividades expunham suas experincias e reflexes sobre as prticas com o professor coordenador. A participao do discente na elaborao e realizao das atividades de educao em sade evidenciada na narrao dos mesmos como uma oportunidade de encontro da teoria com a prtica, uma experincia de vivenciar o convvio com os colegas de curso e com as pessoas do grupo conhecendo a realidade socioeconmica e cultural trazida pelos participantes em suas falas como tambm, apropriando-se de noes bsicas de organizao, liderana e didtica para educar. Algumas barreiras foram encontradas durante os encontros como dificuldades econmicas para mudana de hbitos alimentares, a falta de estmulo a prtica de exerccios fsicos, baixa escolaridade dos usurios, dificuldades para o entendimento da doena e seu tratamento, carncia de esclarecimentos por parte dos profissionais de sade. Essas questes representam um desafio que denota a necessidade de buscar-se formas ativas de interveno que visem o sucesso da Educao em sade para pessoas com doenas crnicas como diabetes e hipertenso. Em relao s melhoras evidenciadas com a promoo em sade, os participantes relatam que com a interveno dos acadmicos houve melhores esclarecimentos e orientaes sobre o tratamento das patologias, estratgias para adeso de uma dieta saudvel conforme as condies econmicas do grupo, estmulo prtica de exerccios fsicos e melhoras para a sade mental atravs do espao de escuta e troca de experincias. Assim, nota-se a importncia de projetos de extenso e ensino criados pela Universidade, que oportunize a participao acadmica na realidade social de maneira continua e construtiva. Garantindo a sensibilizao e motivao de profissionais e moradores da regio. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Participao Social, Promoo de Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>