Poster (Painel)
14-3 | Desafios para a Educação em Saúde em um Grupo HiperDia: Realidade Social e Participação Acadêmica | Autores: | Vilma Constancia Fioravante dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Aline Basso da Silva (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Camila Gallareta Rolão (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Maiana Pinheiro dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Naiana Oliveira dos Santos (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Beatriz Franchini (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) |
Resumo Trata-se de um relato de experiência realizado a partir de práticas desenvolvidas na disciplina de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIPAMPA num PSF do Município Uruguaiana/RS. Entre as atividades propostas para ampliar a atenção em saúde foi a reestruturação do grupo HIPERDIA do serviço, utilizando-se das ações promovidas pelos acadêmicos. A experiência tornou-se possível através dos encontros semanais com duração de 1h e 30 min com os participantes do grupo Hiperdia. Os assuntos abordados nos encontros eram sugeridos pelos participantes e discutidos juntamente com os acadêmicos, que após as atividades expunham suas experiências e reflexões sobre as práticas com o professor coordenador. A participação do discente na elaboração e realização das atividades de educação em saúde é evidenciada na narração dos mesmos como uma oportunidade de encontro da teoria com a prática, uma experiência de vivenciar o convívio com os colegas de curso e com as pessoas do grupo conhecendo a realidade socioeconômica e cultural trazida pelos participantes em suas falas como também, apropriando-se de noções básicas de organização, liderança e didática para educar. Algumas barreiras foram encontradas durante os encontros como dificuldades econômicas para mudança de hábitos alimentares, a falta de estímulo a prática de exercícios físicos, baixa escolaridade dos usuários, dificuldades para o entendimento da doença e seu tratamento, carência de esclarecimentos por parte dos profissionais de saúde. Essas questões representam um desafio que denota a necessidade de buscar-se formas ativas de intervenção que visem o sucesso da Educação em saúde para pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Em relação às melhoras evidenciadas com a promoção em saúde, os participantes relatam que com a intervenção dos acadêmicos houve melhores esclarecimentos e orientações sobre o tratamento das patologias, estratégias para adesão de uma dieta saudável conforme as condições econômicas do grupo, estímulo à prática de exercícios físicos e melhoras para a saúde mental através do espaço de escuta e troca de experiências. Assim, nota-se a importância de projetos de extensão e ensino criados pela Universidade, que oportunize a participação acadêmica na realidade social de maneira continua e construtiva. Garantindo a sensibilização e motivação de profissionais e moradores da região. Palavras-chave: Educação em Saúde, Participação Social, Promoção de Saúde |