9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:7-1



7-1Inovações metodológicas no processo ensino-aprendizagem: pioneirismo e ousadia no Curso de Odontologia da USS
Autores:Mariana Alves Chagas Chagas (USS - Universidade Severino Sombra) ; Marcos Alex Mendes da Silva Silva (USS - Universidade Severino Sombra) ; Maria Cristina Almeida de Souza Souza (PMV - Prefeitura Municipal de Valença) ; Elisete Casotti Casotti (USS - Universidade Severino Sombra) ; Andrea Cristina de Farias Mello Mello (USS - Universidade Severino Sombra) ; Rogéria Costa de Paula Paula (USS - Universidade Severino Sombra)

Resumo

Caracterização do Problema. O Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Odontologia da USS possuía matriz curricular com disciplinas baseadas no paradigma cartesiano, sem integração. Descrição da Experiência. Em 2004 implantou-se um PPP que instituiu os módulos disciplinares e propôs a formação de um profissional atento ao processo saúde-doença e comprometido com o SUS. Os módulos de ensino passaram a ser oferecidos em núcleos temáticos, organizados de acordo com a inter-relação entre os conteúdos. Constituíram-se 3 núcleos: Pré-clínico; Saúde e Sociedade e Clínico. Desenvolveram-se metodologias inovadoras: inserção de temas transversais; seminários interdisciplinares e prova única interdisciplinar. As atividades visaram integração de conteúdos; acúmulo de experiências entre docentes de diferentes especialidades; (re)discussão do processo de avaliação. Temas transversais foram selecionados a partir da proximidade com a formação em saúde. Suporte pedagógico empregado: vídeos, leitura de livros, e artigos científicos. As dinâmicas de aprendizado incluíram roteiros de pesquisa, debatedores, júri simulado e aconteceram dentro de uma perspectiva interdisciplinar. Seminários interdisciplinares - continham informações sobre o contexto de vida do paciente, sua condição bucal e sistêmica. Ao envolver docentes de distintas áreas foi possível compartilhar a problematização da situação, identificação dos determinantes sociais do processo saúde-doença, diagnóstico e conduta técnica e recursos terapêuticos. A prova única interdisciplinar mobilizou um grupo de trabalho (GT). Adotou-se um instrumento com 40 questões; 4 discursivas interdisciplinares e 36 objetivas, das quais 2 relacionadas aos temas transversais. Etapas da confecção do instrumento: global: definição da participação percentual de cada módulo disciplinar. A disciplinar: processo semelhante à anterior, só que referida aos conteúdos de cada módulo. A interdisciplinar : identificação da interface entre as disciplinas. A correção da prova foi feita pelo GT e a nota compôs percentual das todas as disciplinas. Recomendações. Ações interdisciplinares são viáveis desde que haja gestores compromissados em efetuar mudanças, que o PPP contemple essa orientação e que existam docentes comprometidos. Efeitos alcançados. Romperam-se barreiras disciplinares, estreitou-se a interface entre os módulos de ensino e construiu-se conhecimento por meio de uma abordagem multifacetada.


Palavras-chave:  Metodologia ativa, Aprendizagem significativa, Inovação pedagógica