<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:7-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">7-1</td><td><b>Inovaes metodolgicas no processo ensino-aprendizagem: pioneirismo e ousadia no Curso de Odontologia da USS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Mariana Alves Chagas Chagas </u> (USS - Universidade Severino Sombra) ; Marcos Alex Mendes da Silva Silva (USS - Universidade Severino Sombra) ; Maria Cristina Almeida de Souza Souza (PMV - Prefeitura Municipal de Valena) ; Elisete Casotti Casotti (USS - Universidade Severino Sombra) ; Andrea Cristina de Farias Mello Mello (USS - Universidade Severino Sombra) ; Rogria Costa de Paula Paula (USS - Universidade Severino Sombra) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do Problema. O Projeto Poltico Pedaggico (PPP) do Curso de Odontologia da USS possua matriz curricular com disciplinas baseadas no paradigma cartesiano, sem integrao. Descrio da Experincia. Em 2004 implantou-se um PPP que instituiu os mdulos disciplinares e props a formao de um profissional atento ao processo sade-doena e comprometido com o SUS. Os mdulos de ensino passaram a ser oferecidos em ncleos temticos, organizados de acordo com a inter-relao entre os contedos. Constituram-se 3 ncleos: Pr-clnico; Sade e Sociedade e Clnico. Desenvolveram-se metodologias inovadoras: insero de temas transversais; seminrios interdisciplinares e prova nica interdisciplinar. As atividades visaram integrao de contedos; acmulo de experincias entre docentes de diferentes especialidades; (re)discusso do processo de avaliao. Temas transversais foram selecionados a partir da proximidade com a formao em sade. Suporte pedaggico empregado: vdeos, leitura de livros, e artigos cientficos. As dinmicas de aprendizado incluram roteiros de pesquisa, debatedores, jri simulado e aconteceram dentro de uma perspectiva interdisciplinar. Seminrios interdisciplinares - continham informaes sobre o contexto de vida do paciente, sua condio bucal e sistmica. Ao envolver docentes de distintas reas foi possvel compartilhar a problematizao da situao, identificao dos determinantes sociais do processo sade-doena, diagnstico e conduta tcnica e recursos teraputicos. A prova nica interdisciplinar mobilizou um grupo de trabalho (GT). Adotou-se um instrumento com 40 questes; 4 discursivas interdisciplinares e 36 objetivas, das quais 2 relacionadas aos temas transversais. Etapas da confeco do instrumento: global: definio da participao percentual de cada mdulo disciplinar. A disciplinar: processo semelhante anterior, s que referida aos contedos de cada mdulo. A interdisciplinar : identificao da interface entre as disciplinas. A correo da prova foi feita pelo GT e a nota comps percentual das todas as disciplinas. Recomendaes. Aes interdisciplinares so viveis desde que haja gestores compromissados em efetuar mudanas, que o PPP contemple essa orientao e que existam docentes comprometidos. Efeitos alcanados. Romperam-se barreiras disciplinares, estreitou-se a interface entre os mdulos de ensino e construiu-se conhecimento por meio de uma abordagem multifacetada.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Metodologia ativa, Aprendizagem significativa, Inovao pedaggica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>